Se você tem, pelo menos, o nível médio, pretende fazer concurso e deseja trabalhar na área administrativa, uma boa oportunidade será o concurso para agente administrativo da Polícia Federal. Uma seleção para 534 vagas já foi autorizada pelo Ministério do Planejamento, e a previsão é de que o edital seja divulgado Em 2013.

Requisito:
Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio ou equivalente, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

O que faz um Agente Administrativo da Polícia Federal?
Ele é responsável por atividades de nível médio, de grande complexidade, envolvendo a apresentação de solução para situações novas, a necessidade de constantes contatos com autoridades de média hierarquia, com técnicos de nível superior e/ou contatos eventuais com autoridades de alta hierarquia e abrangendo planejamento em grau auxiliar e pesquisas preliminares realizadas sob supervisão indireta, predominantemente técnica, visando à implementação das leis, regulamentos e normas referentes à administração geral e específica; supervisão dos trabalhos que envolvam a aplicação das técnicas de pessoal, orçamento, organização, métodos e material executados por equipes auxiliares, chefia de secretarias de unidades da mais alta linha divisional da organização.

O Agente Administrativo é um Policial?
Não, como o nome já diz, ele é um agente da Polícia Federal que trabalha na parte burocrática, financeira, administrativa em geral.

O Agente Administrativo possui porte de arma funcional?
Não, a função de Agente Administrativo não o dá o direito de possuir o porte de arma funcional, pois em sua função o Agente não necessita do uso de armas de fogo.

Qual a jornada de trabalho de um Agente Administrativo?
40 horas semanais, de segunda a sexta-feira.

O Agente Administrativo usa a camiseta preta?
Não.

O Agente Administrativo tem a carteira com o brasão da Polícia Federal?
Não.

Há limite de idade?
Não

No concurso, há exame de aptidão física?
Não.

Quanto ganha um Agente Administrativo da Polícia Federal?
O salário inicial é de R$ 3.689,77.